24 de fevereiro de 2014

Transição Capilar: A Decisão

Olá pessoal, estou a muito tempo sem escrever no blog, mais pelo fato de eu não saber o que escrever, mas estou voltando para contar de uma decisão que tive recentemente.
Há um bom tempo venho pesquisando sobre a transição capilar, mas ainda não tive coragem de colocar em prática.
Mas você deve estar se perguntando, o que é transição capilar?? Pois eu explico, transição capilar é o termo dado para o momento que a pessoa passa onde há a transição de um cabelo com química (normalmente progressiva) para um cabelo natural.
A transição nada mais é do que deixar o cabelo crescer ao natural sem retocar a química que houver nele.
No meu caso, faço alisamentos desde os 15 anos, e desde então meu cabelo nunca mais ficou natural. Inclusive nem sei ao certo o formato dele, pois muitas vezes o cabelo "muda" de forma ao longo da vida. O que eu me lembro é que meu cabelo era cacheado da raiz às pontas, mas não sei ao certo se ele continua desta forma.
Portanto, depois de muito pesquisar e ver blogs e canais no Youtube sobre o assunto, eu decidi fazer a minha transição capilar e não vou mais fazer progressiva.
Por que eu decidi voltar a ter o cabelo natural? Abaixo estão os 10 motivos que me levaram a tomar esta decisão:
1- Cansei de ter que me preocupar com o retoque da raiz quando ela começa a crescer e eu tenho que voltar correndo ao cabeleireiro para fazer novamente a progressiva.
2- Cansei de ver meu cabelo quebrando sempre que a raiz cresce, ou sempre que a progressiva fica "vencida". A final, progressiva é uma química, e se não houver manutenção o cabelo fica beeeem quebradiço.
3- Cansei de ter que usar produtos especiais para progressiva, e de ter que ficar usando termoprotetores praticamente todo o tempo para secar o cabelo ou para fazer chapinha pra modelar as pontas.
4- Cansei de gastar dinheiro! Pois é, por mais que a minha cabeleireira cobre baratinho, cansei de ficar gastando  R$ 200 a cada 3 meses. Com esse dinheiro posso fazer muitas outras coisas que são mais atrativas.
5- Cansei de me preocupar com mar, piscina, verão, raiz aparecendo, etc
6- Cansei de tentar cachear meu cabelo com chapinha ou babyliss. Apesar de ficar bom, o cabelo fica totalmente detonado depois do processo.
7- Tenho curiosidade de ver como meu cabelo está atualmente.
8- tenho vontade de aprender a cuidar dos meus cachos.
9- Não quero mais depender de secador e chapinha. Quero lavar o cabelo, deixar ele secar ao natural e sair numa boa.
10- Quero me amar do jeito que eu sou.

Desta forma, posso dizer que estou oficialmente em transição e espero não ter nenhuma recaída hehe.
No dia 20/02 fez exatamente 3 meses que estou sem retocar a progressiva. Na teoria, eu já teria retocado, ou então estaria com a data agendada no salão, mas desta vez não é o caso.
Por isso decidi fazer uma espécie de diário mensal sobre o assunto contando minhas experiências, problemas, dificuldades, descobertas, dicas, etc.
Como só fazem 3 meses, o meu cabelo ainda não esta insuportavelmente feio, mas está começando a me incomodar. Vamos ver daqui pra frente. 

Beijos e até mais!

Um comentário:

  1. E aiiiii???? Como que ta a transicao?

    A minha ultima progressiva foi em 02/01/2014, uma recaida depois de ter decidido voltar ao natural no final de 2013. Mas agora eh oficial, vendi minha progressiva da inoar que usava (eu tinha o produto) e vai pra 4 meses que estou livre de progressiva, usei muito shampoo anti residuos, fiz luzes, estou no cronograma e ja fiz 2 cauterizacoes. Nunca tinha feito cauterizacao na vida porque sempre ouvi falar que quem usa progressiva nao pode fazer. Eu AMEI!!! Fiz da vita derm, melhor tratamento que fiz nos meus cabelos nos ultimos anos, e olha que uso kerastase, loreal, bonacure, alfaparf...
    Uma dica quando bater desanimo eh ler os depoimentos de quem ja passou pela transicao, isso eh o que efetivamente tem me ajudado. Estou com 5 dedos de raiz e toda vez que eu lavo e ele vai secando natural me bate um desespero. Mas ai eu corro pros blogs das cacheadas e pro meu album que salvei de inspiracoes.

    Bjsss e boa sorte!!! Vai nos contando!!!

    ResponderExcluir

pode comentar que eu leio e respondo :D